Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Oito jogos e seis vitórias das meninas do Brasil em Moscou

seis vitórias das meninas do Brasil
>> Três das quatro duplas femininas do Brasil iniciaram de forma invicta a luta pelo título do Grand Slam de Moscou (RUS) do Circuito Mundial. Nesta QUINTA-FEIRA (22.08), Taiana/Talita, que lidera o ranking, Lili/Bárbara Seixas e Ágatha/Maria Elisa venceram seus dois jogos na abertura da fase de grupos, enquanto Maria Clara/Carol largou com duas derrotas na capital russa.

Dupla a ser batida pelo grande momento que vive, com cinco ouros em sete etapas Grand Slam até o momento, Taiana/Talita largou bem na Rússia. Na estreia pelo Grupo B, vitória sobre uma das duplas da casa, formada por Rudykh e Makroguzova. por 2 a 0, parciais de 21/14 e 21/17. No jogo seguinte, a dificuldade aumentou, mas elas conseguiram manter os 100% ao baterem as canadenses Sarah Pavan e Bansley por 2 a 1 (21/19, 16/21 e 15/12). Nesta SEXTA (23.08), lutam pela liderança da chave contra as alemãs Bieneck e Großner.

"O dia foi muito bom para nós. Nosso segundo jogo foi mais dificil, porque a dupla canadense sacou melhor no segundo set e dificiltou nossa armação. No tie break, conseguimos voltar para o jogo e conquistar uma importante vitória", disse Taiana, que analisou o bom momento da dupla na temporada internacional. "Acho que os times entram contra nós indo para o tudo ou nada, forçando muito o saque. Cabe a nós ditarmos o nosso ritmo de jogo, sempre atentas e com pegada forte. Mas não podemos pensar nesse rótulo de dupla a ser batida."

Vice-líderes do ranking e na cola das compatriotas, Lili e Bárbara Seixas também começaram muito bem a caminhada nas areias russas. Foi a única dupla brasileira, inclusive, a não perder sets. No primeiro jogo pelo Grupo D, derrotaram as argentinas Ana Gallay e Georgina Klug por 2 a 0, parciais de 21/14 e 23/21. Na sequência, venceram Goricanec/Hüberli (SUI) por 2 a 0 (27/25 e 21/16), Nesta sexta, tentam confirmar o primeiro lugar, e a automática classificação para as oitavas de final, contra as também suíças Zumkehr e Heidrich.

Dupla que veio do qualifying, atual quinta colocada do ranking, Ágatha/Maria Elisa também largou com duas boas vitórias pelo Grupo G. A primeira, um pouco mais tranquila, sobre as holandesas Wesselink e Bloem, com um duplo 21/16. A segunda, sobre as italianas Menegatti e Orsi Toth, decidida apenas no tie break, com parciais de 21/11, 22/24 e 15/9. No encerramento da fase de grupos, duelo contra as alemãs Ludwig e Walkenhorst nesta sexta.

Por fim, pelo Grupo C, o dia não foi bom para as irmãs cariocas Maria Clara e Carol. Após perderem na estreia para as russas Syrtseva e Moiseeva por 2 a 1, com parciais de 21/17, 19/21 e 15/10, acabaram surpreendidas pela dupla do Cazaquistão formada por Mashkova e Tsimbalova: 2 a 0, parciais de 24/22 e 21/18. Para ainda continuarem com chances de seguirem adiante, precisam vencer as australianas Bawden e Clancy para buscarem uma vaga nas oitavas numa segunda fase, já eliminatória.

por Assessoria de Comunicação - CBV | IDigo - Núcleo de Inteligência Digital
foto Divulgação / FIVB